Plantas Assustadoras


Cacto Monstruoso
Cacto Monstruoso

Existe um curioso grupo de plantas que, embora muito ornamentais, possuem apelidos sugestivos. São cactos e suculentas que, devido a algumas características de sua aparência, tornaram-se conhecidas por nomes populares como planta fantasma, cacto monstruoso ou suculenta teia de aranha.

O cacto cuja foto ilustra este artigo é uma Opuntia monacantha monstruosa. O coitado recebeu esta denominação porque possui a interessante característica de emitir novos brotos por todos os lados, crescendo de forma desordenada. Alguns outros cactos e suculentas apresentam esta forma anômala de crescimento, cientificamente designada de forma monstruosa. A espécie tipo é, frequentemente, bastante diferente da variedade monstruosa.

Outra planta de nome popular bastante curioso é a suculenta teia de aranha. Esta, de fato, possui uma aparência assustadora. Suas folhas, caules e até botões florais são recobertos por pelos, em um emaranhado que lembra teias de aranha. São estruturas que protegem esta suculenta dos raios solares e da desidratação. Seu nome científico é Tradescantia sillamontana.

Igualmente sombria é a planta fantasma, Graptopetalum paraguayense. Trata-se de uma suculenta bastante popular nas casas e jardins de cultivadores, famosa por seu fácil cultivo e rápido crescimento. Sua aparência fantasmagórica é devida à sua coloração pálida e ao fato de suas folhas serem recobertas por um fino pó translúcido.

Por fim, temos a famosa suculenta negra, a Echeveria 'Black Prince'. Seu nome nobre e pomposo faz jus à sua aparência, belíssima. É uma das poucas plantas suculentas com uma coloração que se aproxima do negro. Na verdade, quanto mais exposta ao sol, mais escuras ficam suas folhas.

Em conjunto, este quarteto de plantas assustadoras faz uma bela composição para uma decoração de Halloween, podendo ficar ainda mais interessantes se plantadas em cachepots de abóboras.