Orquídea Oncidium




O gênero Oncidium está repleto de orquídeas conhecidas por suas longas hastes florais repletas de delicadas flores que surgem em profusão, frequentemente muito perfumadas.

Dentre as muitas espécies e híbridos pertencentes a esta categoria botânica, está a popular orquídea chocolate, cujo nome científico é Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'. Um parente próximo, igualmente perfumado, é o Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'. Ambos são descendentes do Oncidium ornithorhynchum, que é conhecido por exalar um polêmico aroma. Uns gostam, outros odeiam.

Sem perfume, mas bastante exuberante e muito apreciada pelo público em geral, temos a famosa orquídea chuva de ouro. Na verdade, trata-se de um conjunto de orquídeas com hastes florais longas e numerosas flores pequenas, em forma de bailarinas, em um tom vivo de amarelo ouro. A mais famosa representante desta categoria é a orquídea Oncidium Aloha 'Iwanaga'. Outra espécie com aparência de chuva de ouro é o Oncidium pumilum, também conhecido como Lophiaris pumila.

Por fim, um híbrido bastante interessante, mas que ainda é menos conhecido, o Oncidium Snowflake, cujo nome completo é Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'.

O número de espécies de Oncidium varia bastante dependendo das controversas formas de classificação. Mas é um grupo muito numeroso de plantas, além de uma quantidade quase infinita de híbridos, que são criados pelo homem a todo momento.