Orquídea Oncidium




O gênero Oncidium está repleto de orquídeas conhecidas por suas longas hastes florais repletas de delicadas flores que surgem em profusão, frequentemente muito perfumadas.

Dentre as muitas espécies e híbridos pertencentes a esta categoria botânica, está a popular orquídea chocolate, cujo nome científico é Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance'. Um parente próximo, igualmente perfumado, é o Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'. Ambos são descendentes do Oncidium ornithorhynchum, que é conhecido por exalar um polêmico aroma. Uns gostam, outros odeiam.

Sem perfume, mas bastante exuberante e muito apreciada pelo público em geral, temos a famosa orquídea chuva de ouro. Na verdade, trata-se de um conjunto de orquídeas com hastes florais longas e numerosas flores pequenas, em forma de bailarinas, em um tom vivo de amarelo ouro. A mais famosa representante desta categoria é a orquídea Oncidium Aloha 'Iwanaga'. Outra espécie com aparência de chuva de ouro é o Oncidium pumilum, também conhecido como Lophiaris pumila.

Por fim, um híbrido bastante interessante, mas que ainda é menos conhecido, o Oncidium Snowflake, cujo nome completo é Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'.

O número de espécies de Oncidium varia bastante dependendo das controversas formas de classificação. Frequentemente, devido ao tamanho reduzido de suas flores, estas espécies podem ser popularmente chamadas de micro orquídeas. Mas é um grupo muito numeroso de plantas, além de uma quantidade quase infinita de híbridos, que são criados pelo homem a todo momento.