Begônia


Begônia híbrida
Begônia

As plantas do gênero Begonia estão entre as mais comercializadas do país. Belas, compactas e versáteis, são amplamente utilizadas na decoração de ambientes internos e externos. A maioria dos exemplares que encontramos nas floriculturas é constituída de plantas híbridas, resultantes do cruzamento intensivo entre as cerca de 1.000 espécies existentes. 

A begônia é uma planta de fácil cultivo, conhecida por sua floração abundante, que pode ocorrer ao longo de todo o ano. Trata-se de uma excelente opção para decoração de interiores, sendo uma das plantas para apartamento mais populares. Por ser vendida em vasos, suas flores apresentam longa duração. No entanto, após o fenecimento das mesmas, as floração subsequentes serão mais modestas, sem o vigor e a generosidade da begônia que vem do produtor.

As delicadas flores da begônia lembram mini rosas, são encontradas em vários tamanhos, e podem apresentar uma ampla gama de cores, do branco ao vermelho sangue, passando por diversos tons de amarelo, laranja e salmão, além de combinações de duas ou mais cores na mesma flor.

Outra característica peculiar das várias espécies de begônia é a sua folhagem suculenta e ornamental. Muitas costumam ser cultivadas devido ao caráter estético de suas folhas, que podem ser prateadas, avermelhadas, bronzeadas ou ricamente desenhadas em vários tons.

As begônias apreciam ambientes protegidos de correntes de vento e sol direto. Gostam de ser cultivadas em solos ricos em matéria orgânica. As regas precisam ser regulares, sempre que o substrato estiver seco. Aconselha-se evitar molhar as folhas e flores, que são susceptíveis ao aparecimento de fungos. São plantas que não suportam o frio intenso.