Azevinho


Azevinho
Azevinho

Com sua característica folhagem verde com bordas pontiagudas e frutos redondos vermelhos, o azevinho é um arbusto repleto de significados, tipicamente utilizado nas decorações natalinas. Esta planta já era utilizada pelas civilizações pré-cristãs, com o intuito de espantar maus espíritos. Para os romanos, o azevinho era considerado sagrado, sendo oferecido como presente durante o festival da Saturnália, que ocorria em dezembro. Já os cristãos passaram a associar a bela folhagem deste arbusto, de aspecto espinhoso, à coroa de Cristo. As bagas vermelhas representariam seu sangue derramado na cruz.

A planta popularmente conhecida como azevinho é nativa de várias regiões da Europa, Ásia e norte da África. Chamado de Holly ou English Holly, este arbusto pertence à família Aquifoliaceae, a mesma da erva-mate. Planta de crescimento lento, o azevinho pode viver por mais de um século. Bastante resistente, adapta-se a várias condições climáticas, permanecendo com as folhas verdes durante o rigoroso inverno europeu. 

As flores do azevinho são menos conhecidas, apresentando a coloração brancas, com quatro lóbulos, surgindo durante a primavera. Quando polinizadas, transformam-se nos graciosos frutos vermelhos que todos admiram, perdurando durante o outono e o inverno. São estas bolinhas vermelhas que fazem a clássica composição natalina com a folhagem verde do azevinho.

Como não poderia deixar de ser, o azevinho traz consigo, além do belo efeito ornamental, as mensagens de proteção, felicidade e paz.